QTC-Avisos

Bem-vindo a bordo!

Estamos no {m}ar!

Além da rádio Vozes e do Anchor, a partir desse mês, nossas histórias e entrevistas - em podcast, vídeos, e-books e book-trailers - estão todas reunidas aqui no site do Capitão Moish.

O Código Internacional Q é um conjunto de abreviações criadas no século passado, por volta de 1909, pelo governo britânico para a prática da comunicação por rádio.

Ele é composto por ...

Contardo Calligaris

"Eu prefiro que as crianças não sejam a razão de os pais desistirem de seus desejos..."

O psicanalista Contardo Calligaris reflete sobre "O que querem os pais" a partir do episódio de agressão do jornalista Augusto Nunes contra o jornalista Glenn Greenwald durante o programa Pânico da rádio Jovem Pan na semana passada.

O texto que a Vó Ana lê foi publicado na Folha de ...

Grandude e outras histórias que vieram da música

O compositor e ex-Beatle Paul MacCartney, 77 anos, lançou mais um livro infantil, Hey Grandude! (Penguin Random House), ainda sem tradução para o português. O primeiro é Lá no alto das nuvens, publicado em 2005 pela editora Planeta aqui no Brasil.

Mistura de “avô” com “cara”, grandude é como um dos netos chamou o ex-Beatle um dia. Inspirado pelo apelido, Maccartney começou a criar ...

Lacuna de um milhão de palavras

por Jeff Grabmeier, Ohio State News

Crianças pequenas cujos pais leem para elas cinco livros por dia entram na pré-escola com um repertório de de 1,4 milhão de palavras a mais do que crianças para as quais nunca foram lidos livros, segundo um novo estudo.

Essa "lacuna de um milhão de palavras" pode ser uma das chaves para explicar as diferenças em vocabulário e ...

Lidia Rosemberg Aratangy

"Frustração não é desvio de rota, ao contrário, é parte do processo de formação do indivíduo."

A psicóloga Lidia Aratangy comenta o caso de mãe que processa escola porque o filho de dois anos foi mordido por um coleguinha.

Veja a notícia em um dos sites que a publicou: Pais e Filhos ...

Marinheiro só

O fandango é um folguedo popular encenado na época do Natal em homenagem aos marujos, à vida difícil em alto mar. Suas inspirações estéticas e identitárias vêm dos quatro cantos do mundo. Difícil dizer se é de tradição árabe, portuguesa, espanhola, latino-americana. E dependendo de suas origens e variantes, é também conhecido como chegança, barca ou marujada.

No Brasil, em meio a mais de ...