Conversa com Beatriz Cardoso

Beatriz Cardoso é fundadora e presidente do Laboratório de Educação (Labedu), organização não governamental que trabalha para sensibilizar o adulto sobre seu papel no processo de aprendizagem da criança e oferece meios para promover essa integração dentro e fora da sala de aula. Uma das plataformas de aprendizagem do Labedu é o Espaço de leitura, um projeto que usa a narrativa como ferramenta de desenvolvimento da linguagem. Na conversa com o capitão Moish, Beatriz contou como foi desenvolvido o trabalho no Labedu, falou de sua visão sobre os contos de fadas, elencou os recursos de que o contador de histórias pode lançar mão, quais são os tipos de leitura possíveis, entre outros temas.

Beatriz Cardoso é doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP) e figura importante na área do empreendedorismo social. Ela também integra os conselhos da AlfaSol, entidade dedicada a ações de promoção da elevação da escolaridade, e do Desiderata, instituto que trabalha para o fortalecimento de políticas públicas em educação e saúde; e, desde 2016, tornou-se diretora da Fundação Fernando Henrique Cardoso.

As sete cabritinhas e o lobo  é uma adaptação do conto dos Irmãos Grimm criada para o Laboratório de Educação e gentilmente cedida para audição na série Histórias do Capitão Moish. Vem ouvir!