Capitão Moish

engenheiro de produção especialista em ciência das organizações, é autor, contador de histórias e velejador

Moysés Aron Pluciennik

Formado em engenharia de produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), com mestrado em ciência das organizações pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT/USA), é casado e tem quatro filhos e oito netos.

Aventureiro convicto, gosta de velejar e já participou de viagens de exploração por mar e terra em diferentes latitudes e continentes, como a travessia do mar de Drake, rumo à Antártica.

Foi professor e pesquisador do ITA, da FGV e da FEA, consultor de grandes empresas de mídia, telecomunicações e informática presentes na América Latina, alto executivo das Organizações Globo, NET/Globocabo e Sky e membro do conselho da Fundação Roberto Marinho e do Instituto de Tecnologia Social.

Criou e dirigiu a Fundação Alavanca, entidade de apoio à educação complementar de alunos da rede pública e ao desenvolvimento do empreendedorismo.

Desde 2018, ele se dedica ao projeto Capitão Moish.

Vó Ana

médica especialista em medicina preventiva, é contadora de histórias e ama as montanhas

Proeira

jornalista, é editora, tradutora e ouvinte de podcasts

Claudia Ribeiro Mesquita

Formada em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São paulo (PUC/SP), com mestrado em scientific and technical communication pela University of Minnesota (U of M/USA), tem um casal de filhos adolescentes.

Trabalhou como repórter nas redações do Jornal da USP e da Folha de S.Paulo antes de migrar definitivamente para o mercado editorial de livros impressos, área em que atuou por mais de vinte anos entre frilas e posições em empresas como Publifolha, Ática, Edições SM, Melhoramentos e Elefante Letrado.

Literatura, podcasts, programas culinários são, nesse momento, seus assuntos de predileção. Das paisagens lindas que conheceu aqui e lá fora, as dos Lençóis Maranhenses são ainda as mais impactantes. 

Atualmente, faz especialização em tradução técnica no Alumni e formação em tradução literária na Casa Guilherme de Almeida.

Tripulação

O Projeto Capitão Moish é um conjunto de conteúdos para crianças, pais, educadores e demais adultos envolvidos com a infância.

Ele se desdobra em narrativas inspiradas na tradição milenar de contar histórias - Histórias do Capitão Moish - e em entrevistas com personalidades de diversas áreas profissionais sobre a importância das histórias no desenvolvimento da criança - Conversas com o Capitão Moish.

Histórias do Capitão Moish e Conversas com o Capitão Moish estão disponíveis em podcast, vídeo para youtube, animação, e-book, áudio-book e livro ilustrado.

 

Bem-vindo a bordo!

 

Nossa história

O Projeto Capitão Moish surgiu do desejo de registrar as histórias infantis criadas por Moysés Aron Pluciennik há quase quarenta anos, quando os filhos eram pequenos. Recontadas depois para os netos mais velhos e recentemente para os netos mais novos – num espectro que vai hoje de 3 a 18 anos –, virou tradição familiar e fonte de inspiração para a realização desse projeto. Inicialmente, a ideia era editar as histórias, que existiam apenas em versão oral e na memória da família, e produzir uma coleção de livros infantis ilustrados. A proposta amadureceu para se aproximar da experiência contemporânea de consumo de conteúdos – Histórias do capitão Moish e Conversas com o capitão Moish – e estão organizados em uma linha de produtos: podcast, vídeo para youtube, animação, e-book, áudio-book e livro ilustrado.

 

Formato

Histórias do Capitão Moish Um programa totalmente dedicado às histórias para crianças e jovens, com narrativas criadas pelo capitão Moish e contos de escritores diversos, conhecidos e desconhecidos, brasileiros, estrangeiros, de hoje e também do passado. Imbuído do espírito desbravador que lhe é característico, o Capitão Moish conduz o ouvinte – com a participação de vó Ana – ao mundo das aventuras, dos sentimentos, das emoções e da imaginação. Cada episódio tem duração de cerca de dez a trinta minutos.

Conversas com o Capitão Moish Um programa de entrevistas com gente que sabe que não há nada como uma boa história para mobilizar sentimentos e emoções. Em um bate-papo descontraído, ideias, conceitos, tendências, propostas e observações, cuja motivação é a ficção para crianças e a construção de vínculos afetivos que a contação de histórias proporciona. Cada episódio tem cerca de 60 minutos.

 

Propósitos e valores

Contar e ouvir histórias cria vínculos Em um ambiente de confiança e acolhimento, a criança se conecta com o adulto; essa aproximação favorece o desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

Contar e ouvir histórias promove o autoconhecimento A criança nomeia sentimentos e emoções e, através dos personagens, tem a oportunidade de entender a si mesma e às situações por que está passando.

Contar e ouvir histórias provoca a imaginação e a criatividade A partir de seu repertório, a criança dá forma, vida e cor às palavras que escuta, compondo personagens, tramas e cenários na própria cabeça.

Contar e ouvir histórias conecta com o mundo e com o outro Em contato com culturas, costumes, paisagens, hábitos e experiências de vida diferentes, a criança inclina-se ao altruísmo e pratica a empatia.

Contar e ouvir histórias favorece a motivação Ao exercitar a memória, a observação, a concentração e o raciocínio, a criança intensifica os processos de aprendizagem.

Contar e ouvir histórias estimula a aquisição e o desenvolvimento da linguagem A criança aprende palavras, enriquece o vocabulário e constrói conhecimento sobre gênero e estrutura textual, funções, formas e recursos linguísticos.